Confira principais regras para uso de quadra poliesportiva de condomínio
Quem mora ou administra um condomínio sabe que os espaços comuns são muito usados pelos moradores nos momentos de lazer e descontração e, em alguns casos, para praticar esportes.
Contudo, para que todos os moradores possam desfrutar igualmente dessas áreas, com segurança e organização, é preciso definir normas de uso claras.
A quadra poliesportiva, por exemplo, é um espaço que pode ser usado tanto por adultos quanto por crianças e adolescentes que querem praticar esportes, se exercitar e curtir alguns momentos de lazer. Além disso, essa área também pode ser utilizada para abrigar festas e eventos de confraternização dos moradores.
Sendo assim, para garantir o bom uso e a preservação dessa área, é importante estabelecer regras para uso de quadra poliesportiva no condomínio. Neste conteúdo, você confere normas essenciais. Vamos lá?
Como estabelecer regras para uso de quadra poliesportiva no condomínio?
Na hora de definir as normas de uso da quadra, é necessário levar vários fatores em consideração, sendo que, para tomar algumas decisões, é preciso fazer uma assembleia de condomínio.
Ao estabelecer regras claras para o uso desse espaço, todos os moradores saberão o que precisam fazer para usar corretamente a quadra e também o que não podem fazer. Isso já vai ajudar a evitar vários atritos entre os moradores e também entre eles e a administração, além de contribuir para a conservação da área comum.
Portanto, confira a seguir tudo o que você deve levar em consideração na hora de estabelecer as regras para uso de quadra poliesportiva no condomínio.
Horário de funcionamento
O primeiro ponto que deve ser estabelecido é o horário de funcionamento da quadra poliesportiva. Muitos condomínios definem o horário das 8h às 22h.
Contudo, dependendo da localização da quadra, se ela fica muito perto de alguns apartamentos ou não, e da forma como os moradores utilizam esse espaço, o horário de funcionamento da quadra pode ser menor.
Além disso, pode ser interessante estabelecer um horário de funcionamento para os dias de semana e outro para os finais de semana e feriados. Dessa forma, os moradores que querem dormir até mais tarde no sábado e no domingo não vão ficar incomodados com o barulho das pessoas fazendo atividades na quadra.
Contudo, independente do horário de funcionamento que o seu condomínio definir, é importante observar a Lei do Silêncio, que limita o nível de ruído que pode ser emitido após às 22h. Por isso, não é recomendado permitir a utilização da quadra após esse horário.
Visitantes serão permitidos?
Na hora de criar as regras para uso de quadra esportiva, é importante estabelecer se visitantes também poderão utilizar esse espaço e, caso isso seja permitido, definir o número.
Contudo, o síndico do condomínio não deve tomar essa decisão sozinho. É importante que ele convoque uma assembleia para que os condôminos deliberem e decidam sobre esse aspectos: se pode ou não pode, limite de visitantes, se o número de visitantes é por unidade etc.
Será necessário fazer agendamento para usar a quadra?
Para garantir que todos os moradores tenham a oportunidade de usar a quadra poliesportiva, pode ser interessante estabelecer um sistema de agendamento de utilização do local.
Esse agendamento pode ser feito por um meio eletrônico, como aplicativo de condomínio ou da administradora ou envio de e-mail para a gestão, caso o condomínio possua tecnologias para isso, ou diretamente com o zelador ou algum outro funcionário.
Contudo, é importante limitar o número de agendamentos diários que um mesmo morador pode fazer, para que todos os condôminos tenham a oportunidade de desfrutar do espaço.
Além disso, pode ser necessário estabelecer alguma penalidade para quem agenda a utilização do espaço e não faz uso do horário, que pode ser o impedimento de fazer outro agendamento por alguns dias.
Dessa forma, somente os moradores que têm certeza que vão poder usar a quadra no horário determinado farão o agendamento.
Quais materiais os moradores vão poder levar para quadra?
A maioria dos condomínios disponibiliza alguns equipamentos nas quadras poliesportivas, como traves e cestas de basquete.
O condomínio também pode permitir que o morador leve para a quadra outros equipamentos necessários para a prática de alguns esportes, como redes de tênis e de vôlei, assim como bolas e raquetes.
Contudo, é importante que o condomínio faça uma lista com todos os equipamentos que são permitidos na quadra, para que não haja nenhuma dúvida por parte dos moradores.
Outro ponto importante a ser observado pelos moradores é que, ao terminar de usar a quadra, eles recolham todos os seus itens e equipamentos próprios, para deixar o espaço organizado para quem for usar depois.
O que não será permitido fazer nesse espaço?
Ao estabelecer as regras para uso de quadra poliesportiva no condomínio, é fundamental definir o que não pode ser feito nesse espaço. Dessa forma, será possível evitar acidentes e garantir que os espaço fique bem conservado.
Algumas das atividades que costumam ser vetadas nesse espaço são:
- Andar de bicicleta, de patins e de patinete (a não ser que esteja desocupada);
- Colocar caixas de som ou deixar o som em volume muito alto;
- Consumir alimentos e bebidas, exceto água e isotônicos;
- Fumar;
- Passear com animais de estimação;
- Quando estiver molhada (risco de acidentes).
Materiais cortantes, como frascos, copos e garrafas de vidro, porcelana ou metal, não devem ser permitidos pois oferecem risco à segurança dos usuários.
Além disso, o síndico pode trabalhar a conscientização da coletividade: os moradores são responsáveis pela conservação no momento de utilização da quadra.
Caso haja infração às regras de uso da quadra ou dano ao patrimônio, bem como um visitante ou um menor de idade cometer a infração ou o dano, o regulamento interno do condomínio pode estabelecer penalidades e responsabilizar o condômino que cometeu a infração ou que é o responsável legal pela visita ou menor.
As penalidades podem ser advertência verbal, por escrito, multa e até suspensão de uso. Isso deve ser definido por cada condomínio em seu regulamento interno.
Para ajudar você a fazer uma boa gestão do espaço esportivo, disponibilizamos um modelo de regulamento de quadra poliesportiva que pode ser usado no seu condomínio. Dessa forma, vai ser muito mais fácil administrar essa área.